Discussões sobre um novo estádio - SPFC.Net
publicidade

Discussões sobre um novo estádio

0 0 0
Sei que muitos aqui já tentaram começar este assunto, mas a galera nostálgica sempre com “muita educação” acaba matando a discussão. Mas vamos lá…
Qual é o problema em querer fazer um outro estádio para o São Paulo ?
Muitos usam a desculpa de que o tricolor não deveria pegar dívidas ao construir uma nova casa, mas esquecem do mais valioso bem da instituição: o terreno onde está o estádio. Fiz um cálculo meio besta entre o tamanho do terreno e o valor médio do metro quadrado da região e o valor resultante foi de mais ou menos uns 1.1 bilhão de reais. Sonhando mais a frente com uma possível venda de naming rights, que seria de uns 300 milhões, o valor total para compra de terreno e construção de estádio seria de algo em torno de 1.4 bilhões. Se for comparar, grandes arenas que foram feitas para a copa, como o mesmo com todos os superfaturamentos) foram feitos com um valor até menor. Tenho certeza que muitas construtoras não hesitariam em adquirir o terreno do morumbi em “troca” de um estádio novo, claro que com uma auditoria rigorosa para que nada saia fora dos cálculos. Muitos clubes nos ultimos anos trocaram de casa ou modernizaram seus estádios, mas dívidas estratosféricas, como a do rival de itaquera ou as mais “modestas” como a do rival da barra funda não seriam um problema para o tricolor pelo motivo já citado. Agora vem a parte da nostalgia e do apego material que a torcida tem: Se você passasse o melhor momento da sua vida em uma casa antiga e que você sabe que em um futuro não tão distante você precisaria reformá-la por uma quantia x e fica sabendo de uma casa recém construída, moderna em uma boa localidade, com um valor de venda comparável ao custo da manutenção prevista na sua casa, o que você faria ? A história que o São Paulo viveu no Morumbi, nunca será esquecida e por quê o São Paulo deixaria de ganhar alguma coisa se trocasse de casa ?
Além dos nostálgicos, aparecem também a galera que acha que dinheiro nasce de árvore, que reclamam das chamadas arenas (tem um cara aqui no site que reclama até de arquibancada próxima ao gramado), falando que “é pra boi”, que acha que estádio não pode ser “casa pra shows”, pensando que eventos não são coisas boas para um estádio… pff… ganhar dinheiro é algo prejudicial… deve ser por isso que a nossa casa, que antes era a que mais recebia shows de médio e grande porte, agora só recebe um ou outro show, enquanto a oferta aumenta a cada ano. Legal né ?
O São Paulo ganhou tudo na década passada, pois era um clube de vanguarda, que se modernizou, não só na sua gestão, mas na sua estrutura, com o Reffis, o CT de cotia e outras coisas . Infelizmente o clube se acomodou e com isso sofremos agora este jejum de títulos, mas qual o motivo para não se pensar em outra casa ? É o medo de ter um estádio com capacidade menor, sendo que nossa casa atual só lota umas cinco ou seis vezes ao ano ? É o medo de perder o título de maior estádio particular do Brasil (se é que isso tem alguma importância), ou é o fato de ter um estádio novo (ou nutella, como alguns costumam chamar) os “iguala” aos rivais de cidade, mesmo sendo uma baita imbecilidade. Sem contar que com a imagem de um clube moderno, aumentam as ofertas de patrocínio e nestes tempos de “espanholização” do futebol brasileiro, eu não quero que o São Paulo se torne o Valência.

Caso alguém discorde do que eu escrevi aqui, peço que entre para a discussão, mas com embasamento para enriquecer o debate e não xingamentos que não agregam em nada. Saudações tricolores.
Avalie: 105 51

Comentários (23)

24/06/2019 09:00:23 Tricolaço7

País está quebrado, empreiteiras todas com as calças nas mãos por conta da Lava Jato e da farra que fizeram junto com o PT na época da Copa e Olimpíadas.

Não está tendo investimento no Brasil. Nem adianta ficar chorando. E isso é só uma análise do ambiente externo. Sem falar no SP como instituição que é reflexo da politicagem que toma conta do país.

23/06/2019 14:53:37 mms198

Acho que se houvesse uma aproximação do gramado deveria haver tbm uma mudança no estilo de torcedor que vai ficar próximo ao gramado, aí tem que se pensar em um modelo de vendas de ingressos de uma forma diferente. Acho legal fazer igual a gambazada, retirar as cadeiras das arquibancadas atrás do gol pra ficar a torcida organizada. Mas na vdd acho que o principal problema pra essa reforma seja esse tombamento e tbm a falta de dinheiro. Muitos falam que para ter a aproximação necessitaria rebaixar o gramado oq acaba inviabilizando. Mas acredito que tem outras formas de conseguir uma maior aproximação da arquibancada como por exemplo tentar adiantar o início do anel inferior, ou seja, planificar o anel inferior desde os camarotes e lojas até a parte que o anel inferior deixa de ser coberto pelo segundo anel(o que seria vantajoso pois aumentaria o espaço das lojas, desse modo não deixaria os donos delas insatisfeitos com uma reforma e a diretoria poderia até exigir um investimento deles na reforma), desse modo possibilitaria q o início do anel inferior fosse mais próximo do gramado. Fora isso seria bom como já disse retirar as cadeiras do anel inferior atrás dos gols, diminuir o preço dos ingressos nesse local e tentar meio q planificar mais essa arquibancada, eu sei que isso iria piorar um pouco a visão mas como torcida organizada gosta msm é de fzr festa e empurrar o time acredito que não seria ruim. Óbvio que essas reformas q citei deixariam o estádio mais feio, mas pra mim oq importa é o estádio ser acessível para o torcedor e colocar pressão no adversário. Não me importaria em ter um estádio feio se a gnt ganhasse todas as partidas em casa. Enfim só fui 1 vez no Morumbi pq sou da Bahia então não sei direito se seria possível fazer oq falei, se alguém que conhece mais puder me falar se é viável ou não isso...
Deixando bem claro que sou fã do Morumbi do jeito que é e não quero que o são Paulo faça loucuras pra melhora-lo

23/06/2019 09:26:24 MARCELTECSEGTRAB

Estádio é meu ovo!!!!

Não temos nem um time de respeito, que os adversários respeitem e você vem com idéia de estádio? !

Como tem gente e sem noção aqui!

23/06/2019 09:06:34 TRICOLORDOMORUMTRI

Não vamos conseguir um estádio agora, apesar de eu pensar ser-le-o necessário para a retomada do SPFC na vanguarda nacional. Bem administrado, em 2030, poderemos voltar a pensar sobre.

23/06/2019 08:27:14 TS

Todo investimento necessita de um retorno.

Queria muito ver o São Paulo jogando numa arena nova, mas como o clube conseguirá um retorno de investimento de 1,5 bi?

Os shows não são mais feitos no Morumbi por causa do acesso. Com o metro, deve melhorar. Os shows não voltarão como mágica se tivermos arena, porque existe um concorrente forte agora.

Todo investimento precisa de financiamento. O São Paulo está quebrado, as empresas estão sem caixa. De onde viria essa grana? Sabemos que a arena Gambá veio de grana de corrupção do PT, das Pepas, de uma construtora.

Mas que construtora suficientemente forte ainda sobrou no Brasil? As maiores estão enroladas com a Lava Jato.

O São Paulo mal consegue patrocínios de 30 milhões, quem dirá uma parceria de 300 milhões para naming rights, ou 1,5 bi para construção de arena.

Sonhar não custa nada, mas esse lance de arena é inviável. Ninguém vai investir essa grana toda só pro time jogar mais perto da torcida.

23/06/2019 08:17:13 Gonzalo_Carneiro

Cícero Pompeu de Toledo e Vilanova Artigas - Os dois maiores responsáveis, que se sacrificaram e passaram vários anos e etapas tentando construir esse grandioso estádio. Foram eles que nos deu o que é hoje o estádio mais temido e mais lendário do BRASIL e segundo da AMÉRICA DO SUL. É uma falta de respeito absoluto e absurdo alguém querer tirar de nossa história essa grande história do Morumbi, lugar e palco de grandes conquistas(Não só Títulos, mas também de construção e administração). Foram eles que nos deram esse estádio que hoje no sustenta, que não precisamos entrar em acordo com o Diabo pra se ter onde jogar. Esse Estádio é palco do nosso maior ícone: Tele Santana. Dos nossos outros lendários, como Rogério Ceni, Raí, Zetti, Cafu, Cicinho, Forlán, Mauro, Ronaldão, Darío Pereyra, Ricardo Rocha, Lugano, Serginho, Leonardo, Antenor, Sastre, Pedro Rocha, Toninho Cerezo, Pita, Souza , Hernanes, Friedenreich, Leônidas, Toninho, Chulapa, Muller, Luís Fabiano, França, Denilson Show, Palhinha, Macedo e Cia.

Respeitem nossa História Caraí.

23/06/2019 00:51:32 Efeso

Eu queria ver o Morumbi ampliado com capacidade pra 100 mil lugares,imaginem a renda que ia entrar?
Ou no pior das hipóteses constrói mais um estádio e fica com dois

22/06/2019 23:05:13 Charopeta

Eu nao quero que derrubem o estadio hj ou daqui uma década e construa outro, pq nem é momento e nem grana tem, o que eu fico mais puto na verdade e que o povo aqui nao entendeu, é aquela velharada que comando o clube fazendo merda atras de merda, a maior foi tombar o Morumbi, que daqui 50,100 anos vai ter que esta do jeito que é hj, pq o estadio foi TOMBADO, vcs sabem o que é isso, coisa dos velhinhos la que pediram isso, vao morrer e futuras gerações irao ficar com uma bucha de um estadio velho sem poder mexer em nada, a gente nem vai mais estar aqui e o estadio la com 200 anos, velho pra porra atrapalhando as gerações futuras sem poder mexer em nada, isso no futuro, daqui uns 50 anos sera um enorme pepino, a gente nem vai estar mais aqui e o estadio vai virar um mausoléu

22/06/2019 21:23:22 danilomartiniano

Primeiro, é foda essas postagens de 1 km, pqp.
Não há o que discutir, SP tem seu estádio e é o murumbi do jeito que é, vivam isso e vão ao estádio.
Daqui a 50 anos falamos sobre demolir e fazer outro e parem com essa frescura de arena.
Quem faz a pressão é o torcedor e não o estádio.

22/06/2019 21:15:05 Charada9

esse é um assunto indiscutível

pq todos querem um estádio moderno

22/06/2019 20:50:16 TomiKnust

Nem adianta entrar nessa discussão, muitos vão recusar sem antes pensar se seria uma boa para o clube.

É curioso como nossa torcida virou uma torcida tão cabeça fechada, a torcida é um espelho da diretoria.

Algum dia talvez voltamos a ser um clube diferente e não como os outros, até lá muita água vai rolar e muito mimimi de torcedor por conta de estádio.

Respostas - 1

24/06/2019 18:45:23 trcl633

É engraçado pq os caras falam mal da gestão atual mas é bem possível que fariam as mesmas coisas, caso estivessem no poder.

22/06/2019 18:14:59 F?riaTriKolouco

Vendo a seleção jogando na arena lulão hj, vendo a torcida apoiando de perto, vejo pq os gayvotas são fortes lá dentro, a pressão da torcida é muito grande...Querendo vcs ou não, tá nítido que a gente precisa de outro estádio

22/06/2019 17:45:48 Jônatas

Único problema são os dinossauros tanto da diretoria quanto os dinossauros da torcida

22/06/2019 16:57:57 TRIMUNDIAL_79

Eu me lembro a dificuldade q o SPFC teve pra competir qdo fez uma reforma importante na estrutura do estadio no fim dos anos 90... Só nao foi uma seca pior q essa que passamos há 10 anos....
Imagina se for construir um estadio novo e ainda ficar com uma puta divida (a q temos ja nao conseguimos pagar)
Daqui um tempo (talvez nao demore muito) peppas e gambas, principalmente, podem se enrolar com essas "buchas" q arrumaram....muita areia pro caminhao desses clubes q "cresceram do nada"...
Eu gostaria de ver um time competitivo em campo....isso sim!!!
Aquele papo da grama do vizinho é real mesmo, né?? Impressionante

22/06/2019 14:03:14 thiago_spfc95

o Morumbi foi tombado , então não é possível fazer isso , ninguém vai pagar 1 bilhão por um terreno onde n se pode mexer.

22/06/2019 13:47:05 TricoVo

O Leco deve rir muito quando vê os desejos da torcida em redes sociais , o time numa merda desgraçada a 10 anos e nego preocupado com estádio , e outras coisas fúteis no momento .
Precisamos de uma gestão profissional que monte times competitivos e que parem d passar vergonha nos clássicos ano após ano .
Feito isso aí sim pensarmos em coisas menos importante , como estádio da moda , etc ... minha opinião !

22/06/2019 13:26:18 T.T.INDEPENDENTE

O spfc pegando dinheiro emprestado e vc falando em contruir estadio novo

22/06/2019 07:15:28 vadao.TTI

aff que assunto chato velho sério , esquece éssa porra de estadio novo de arena que inferno, da valor ao que temos.
pesquisa sobre os estadios mais dificeis de jogar na libertadores 2019
10 - Arena Palmeiras - Palmeiras (BRA)
9 - Estádio George Capwell - Emelec (EQU)
8 - Arena do Grêmio - Grêmio (BRA)
7 - Estádio Campeón del Siglo - Peñarol (URU)
6 - Estádio Hernando Siles - Bolivar / The Strongest (BOL)
5 - Estádio Alejandro Villanueva - Alianza Lima (PER)
4 - Atanasio Girardot - Atlético Nacional (COL)
3 - Estádio Monumental de Núñez - River Plate (ARG)
2 - Morumbi - São Paulo (BRA)
1 - La Bombonera - Boca Juniors (ARG)
ólha a arena do gremio e dos porco ai kkkkkk como os outros times temem em jogar lá , vcs confudem a fase péssima que o são paulo vive em gestão e futebol com estadio.
para de ser loco não vai ter novo estadio não vai ter cobertura não ter aproximação de arquibancada , que parte vc não entendeu que o morumbi é tombado .
NÃO SEI OQUE É PIOR O CARA FAZER UM TEXTO DESSE TAMANHO PRA FALAR ESSE ASSUNTO DE MERDA DENOVO SABENDO QUE NÃO VAI TER MUDANCA NENHUMA , OU EU QUE AINDA ESTOU PERDENDO MEU TEMPO COMENTANDO ESSE LIXO

22/06/2019 01:31:12 Gilbertus

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

23/7/2019
22/7/2019