Após início promissor, conceito de jogo do técnico não consegue se estabelecer. - SPFC.Net

Logotipo

18/5/2017 08:08 - 4101 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Após início promissor, conceito de jogo do técnico não consegue se estabelecer.

Lesões, fases ruins e rivais mais fortes são "culpados", e missão é encontrar soluções

Instagram
O calendário aponta 18 de maio e a primeira rodada do Campeonato Brasileiro acabou, mas o São Paulo ainda não tem a identidade – palavrinha mantra da pré-temporada e dos primeiros meses – que esperava, baseada no conceito de jogo de Rogério Ceni. A verdade é que o técnico até esboça adaptar suas ideias para tentar construir uma equipe mais eficaz.

Isso ficou claro na derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro. Apesar do placar, o desempenho não foi trágico como no empate por 1 a 1 com o Defensa y Justicia, três dias antes, que acarretou na eliminação precoce da Copa Sul-Americana.


Pela primeira vez em 2017, o Tricolor foi escalado no 3-4-3 (ou 3-4-2-1, ainda mais específico). Também adotou postura diferente quando perdia a bola. Em vez de pressionar e tentar recuperar logo no campo de ataque, a equipe se reposicionou no campo de defesa, protegendo-se melhor de contra-ataques do Cruzeiro.

Depois de um início de ano promissor, em que praticamente todos os conceitos de Ceni ficaram nítidos nas partidas, até mesmo os riscos por uma defesa que sofreu muitos gols, mas foi compensada por um ataque implacável, o sistema parou de funcionar.

Por que?
Houve desgaste físico, lesões se acumularam, mas, essencialmente, o nível dos adversários cresceu e o São Paulo, além de ter se tornado mais previsível, passou a ter enorme dificuldade em criar chances de gol, item número 01 do manual de instruções do eterno camisa 01. Isso fez com que Rogério recuasse alguns passos naquilo que considera um funcionamento ideal da equipe.

Nas últimas seis partidas – as semifinais do Paulistão, quarta fase da Copa do Brasil, a queda na Sul-Americana e a estreia no Brasileirão –, o técnico tem tentado mudanças táticas e individuais para tentar retomar o padrão inicial.
O atacante de velocidade, por exemplo: Luiz Araújo teve início encantador, mas parou. Não faz um gol desde 8 de março. Nessas últimas rodadas, Ceni testou Wellington Nem, Morato, Neilton e Marcinho. A sorte também não tem sido amiga do treinador. Morato, aquele que se saiu melhor, teve lesão séria e só voltará a jogar em 2018 (detalhe: seu contrato é até dezembro deste ano). Nem também se machucou.

Na distribuição dos jogadores, a equipe teve dois centroavantes em vários momentos, inclusive desde o início da segunda semifinal contra o Corinthians. Ceni não gosta dessa solução, mas a má fase dos atacantes de lado e a dificuldade em fazer gols o levaram a escalar os dois artilheiros juntos: Pratto e Gilberto.

No Mineirão, Thiago Mendes foi ala pela direita no 3-4-3, já que Bruno teve atuação desastrosa diante dos argentinos, e Buffarini não tem bom rendimento ofensivo. E Cueva saiu no intervalo, uma mudança significativa para um time que chegou a ser considerado dependente dele no início. Desde sua lesão na seleção peruana, ele joga muito mal.
João Schmidt e Jucilei, que antes disputavam posição, atuaram juntos nos últimos dois jogos. A febre de Cícero, outro fator de azar de Ceni, foi a responsável.

Até mesmo jovens estão participando dessa tentativa de readequar a identidade do São Paulo de Ceni. Éder Militão estreou como zagueiro pela direita diante do Cruzeiro. Aos 19 anos, ele carrega muita esperança do clube num grande futuro. Sua atuação foi bastante boa. Ao contrário de Rodrigo Caio e Maicon, não cometeu erros individuais, mas foi substituído quando o técnico optou por voltar à linha defensiva de quatro, logo depois de sofrer o gol.

Com mais treinos entre as partidas, já que só tem o Campeonato Brasileiro pela frente, a missão da comissão técnica será aproveitar esse tempo para devolver a equipe a um caminho. A confiança, que os jogadores relatam ter perdido, passa também por esse fator.




Comentários (19)

18/05/2017 21:34:10 Izaque Amaro      

com Rogério no comando nós vamos para segunda divisão

18/05/2017 17:59:50 TRIMUNDIAL_79  

Resumindo: ta tudo zuado!!!

18/05/2017 10:34:32 Vaquinhadepresepio  

Tudo aquilo que não tem consistência, não se estabelece.
Querer não é poder.
Precisa-se saber usar aquilo que se tem, mesmo porque não tem como alguém oferecer mais do que tem.

18/05/2017 08:43:17 Elton Jones Silva Morais     

Estamos FODIDOS !!!!!

18/05/2017 08:40:34 Claudney Moraes Banheti      

monique vai esfregar uma cueca no tanque

18/05/2017 08:32:57 Moniquecouto Da silva     

Claudinei moras para de seca nós vc e pelomenos sócio tocedor

18/05/2017 08:30:24 Gláucio Hj Aguiar     

o esquema do são Paulo utilizado contra o cruzeiro nem foi tão desastroso quanto pintaram, tanto que tomamos gol numa falha individual. o negócio é manter este padrão de jogo, mas alterar as peças com problema. gostei do zagueiro estreante, talvez a resposta esteja aí. substituir o Maicon recolocar Rodrigo Caio entre os volantes e remontar está zaga. o problema disto é que eles estão escassos no plantel atual.

18/05/2017 08:23:50 Denner Nardes      

há não burro, escreveu errado de novo, que estudo é esse o vc tem? Claudinéia Moraes!

18/05/2017 08:22:59 Adilson de Sousa Dias     

Vai ser difícil, ele não tem peito pra sacar Rodrigo Caio e deixar o garoto Militão. O merda do Rodrigo Caio errou tudo que tentou fazer e mesmo com o garoto jogando bem ele o sacou, e é esse o problema...ele tem os preferidos dele e não importa se tem outros em melhor forma ou com mais vontade ele não vai colocar p jogar, veja aí os exemplos de quantos jogadores ele pediu e quantas vezes eles entraram em campo!! Não gosto de improvisação e ele fica inventando, faz o simples coloca cada um no seu lugar, aliás é bom esse aprendiz de treinador voltar p seu lugar... vá pra o sofá da casa dele assistir, aprender, estudar, e quando estiver preparado ai sim vc será um grande treinador a nível até de seleção mas por enquanto infelizmente vc não está preparado.

18/05/2017 08:19:35 Luiz Alves      

Nem o Telê, nem Murici dava jeito nesse time.

18/05/2017 08:16:43 R.óòHSPFC  

Essa é uma analise fria e imparcial da situação em campo do SPFC.

Além é claro das falhas do nosso treinador, muitos jogadores cairam de rendimento bruscamente. É nítido que Cueva e Luiz Araujo não estão jogando nada. Absolutamente nada.

Nenhum lance de perigo sai dos pés deles a um bom tempo. E quando chega até eles eles perdem, principalmente o Cueva.

A defesa segue falhando em lances individuais, e isso atrapalha demais qualquer time,

Você vê seu time jogando, bem ou mal, aí alguém da defesa erra um passe, erra o tempo de bola ou comete alguma falha grotesca e quando vemos o time esta atras no placar. Isso atrapalha de mais.

Não sei se o Rogério vai conseguir suportar a pressão e botar esse time pra jogar, mas é certo que com esse elenco dá sim pra chegar no fim do ano com algum resultado positivo. Pelo menos uma classificação para a Libertadores.

Respostas (2)

18/05/2017 11:13:34 Wesley.BH   

Vou rezar pro narigudo dos infernos caia do time amanhã e contratem um técnico de verdade e não um projeto.

18/05/2017 10:38:26 Vaquinhadepresepio   

Amigo, postei ai acima que tudo aquilo que não tem consistência não se estabelece.
O time não tem condições de fazer o que o treinador imagina. Falta material humano e só ele não percebeu e acha que o Thiago Mendes é a reencarnação do Leônidas.
Não dá.
Tem que ter sabedoria e aceitar: o time é fraco, o elenco é limitado... e o treinador precisa aproveitar o que tem de melhor, sem invenções, se é que tem algo pra ser aproveitado.

18/05/2017 08:16:15 Jose Carlos Rodrigues      

NÃO VÃO CONTRATAR NINGUÉM.
SEUS FDP.

18/05/2017 08:14:56 Moniquecouto Da silva     

de coração vamos são paulo vamos São paulo ser campeão

18/05/2017 08:13:59 José Pereira      

estabelecer tade brincadeira saímos fora de três campeonato so temos o brasileirão pra disputar cara vem falar em estabelecer ja começamos perdendo

18/05/2017 08:13:44 Claudney Moraes Banheti      

Nem o telê dava jeito nesse time!
JOGADORES MEDÍOCRE!!!

18/05/2017 08:09:35 Paulo Eder      

burro

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.