Direção do SP é principalmente composta por de ex-cartolas e conselheiros. - SPFC.Net

Logotipo

19/5/2017 08:25 - 4953 visitas - Fonte: UOL

Direção do SP é principalmente composta por de ex-cartolas e conselheiros.

Instagram
O São Paulo aprovou um novo estatuto no fim de 2016. Entre as principais mudanças do texto estava a criação de uma diretoria executiva profissional, que ocuparia um espaço historicamente reservado a cartolas estatutários tirados do Conselho Deliberativo do clube. A nova regra previa dirigentes contratados do mercado e, portanto, alheios ao ambiente político do clube . Um mês depois da eleição de Carlos Augusto de Barros a Silva, no entanto, o novo documento produz pouco efeito prático: quatro dos cinco diretores executivos apontados por ele são conselheiros ou ocuparam cargos em gestões anteriores.



O futebol foi entregue a Vinicius Pinotti, que ganhou espaço no clube depois de uma bem avaliada gestão como diretor de marketing. O trabalho será o primeiro do executivo no departamento de futebol de um clube. Além de comandar o marketing no mandato anterior de Leco, ele também ocupou cargo na gestão de Carlos Miguel Aidar, após emprestar dinheiro para a contratação de Ricardo Centurión.

Elias Barquete Albarello, diretor executivo de finanças, é especialista na área, mas também é conselheiro e já foi vice-presidente, com Leco, e diretor de estádio, com Aidar. É ligado ao vice-presidente Roberto Natel: no ano passado, quando Natel rompeu com Leco, Albarello entregou seu cargo. Com a reconciliação entre os dois e Natel como vice novamente, Albarello volta a ocupar uma diretoria, desta vez na sua especialidade.

Rodrigo Gaspar, diretor executivo administrativo, é aliado de Leco há anos, conselheiro, e ocupava na última gestão o cargo de assessor da presidência. Gaspar se envolveu em polêmica no ano passado ao chamar Rodrigo Caio de "jogador de condominio" nas redes sociais, mas se retratou depois.

Na prática, é difícil encontrar diferença entre a nova diretoria executiva e as diretorias formadas por cartolas nas gestões anteriores do clube além da remuneração. Como em outras administrações, pessoas ligadas à política do clube são encaixadas em funções consideradas estratégicas, assim sujeitas a uma gestão menos "técnica" do que se poderia esperar. O caso atual, a despeito da orientação do estatuto, é reflexo de uma eleição apertada do ambiente conturbado do São Paulo, que exige certa acomodação das forças dos bastidores nas cadeiras disponíveis.

O estatuto não proíbe a contratação de membro do Conselho ou ex-cartolas, dizendo apenas que os diretores têm de ser "profissionais que tenham notório conhecimento em suas respectivas áreas de atuação". Quando submeteu o novo estatuto a aprovação de sócios e conselheiros, porém, a diretoria são-paulina foi clara na ideia que queria passar: em textos publicado em diversos meios, falou em "profissionais, contratados no mercado, que tenham notório conhecimento em suas áreas de atuação, remunerados e com dedicação exclusiva ao clube"

Na época, o discurso tentava desvincular a administração da parte política do clube, com diretores que não ficassem sujeitos às mudanças das gestões e capazes de gerir o clube de forma exclusivamente técnica. Na prática, quase todos os nomes escolhidos têm história e posicionamento na política são-paulina, e alguns nem possuem notório conhecimento em seus cargos.

O São Paulo nomeou cinco de um máximo de nove diretores remunerados. Embora não possibilidade de novas indicações, não está certo que Leco vai aumentar o grupo. De qualquer forma, qualquer nome deve ser aprovado pelo Conselho de Administração.




Comentários (14)

19/05/2017 13:20:07 gled  

Eu concordo com a matéria, mas entendo que é normal que isso aconteça principalmente nessa primeira etapa.

Precisamos entender o radicalismo que significa esse novo estatuto, é tudo absolutamente muito novo no futebol brasileiro, não achem que se fosse o Pimenta o presidente, seria algo diferente, talvez tivéssemos um ou dois nomes a mais sendo "profissionais do mercado" e não "profissionais do mercado do clube" como foi feito pelo Leco que tem em sua natureza a composição e coalizão (algo que está falindo no Brasil) mas ainda é aplicado.

De positivo é que todos os responsáveis por áreas mais estratégicas, leia-se financeira, são profissionais de currículo invejável (eu fiz o exercício de ler o currículo de cada um dos indicados) e posso garantir, por cargos em suas empresas ou diplomas dentro e fora do país, são caras difíceis de encontrar no mercado e a "sorte" é que estão no SPFC.

Do negativo e daí concordo plenamente com a matéria, o setor que nos importa que é o futebol, a escolha do Pinotti é ridícula pro cargo, pois claramente foi alçado ao cargo porque o SPFC deve 24 milhões pra ele, do tipo "vc comprou a bola, escolhe a posição que vc quer jogar" e, o cargo mais importante de um clube ao lado do financeiro/administrativo, deveriam estar no mesmo nível e não está, o Pinotti deveria continuar em seu antigo cargo sua posição no futebol repete os anteriores que tínhamos advogados nos cargos, mesmo sabendo que ele não tem essa formação.

Mesmo com o positivo e o negativo o ponto mais importante do novo estatuto que ninguém escreve é que existe avaliação obrigatória, se for indicada a avaliação negativa o diretor da pasta sofrerá as consequências, e, ninguém desses não vão querer manchar suas carreiras por isso acredito que vão conseguir.

19/05/2017 10:52:44 Erike Maurutto     

Ou seja....
Os mesmos desde o ano 2000
p isso q n muda nd

19/05/2017 09:00:11 Jucelino Gomes     

bora lotar o morunbi galera ougaleraou vcs so vao pro estadio quando o time ta ganhando

19/05/2017 08:58:10 Osvaldo Rodrigo     

Nao adianta nao mudou porra nenhuma São os mesmo vagabundos que continua na diretoria Leco seu fdp do karai

19/05/2017 08:55:04 Jucelino Gomes     

bora

19/05/2017 08:51:44 Roberto Vieira      

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
WHATSAPP 11949348549

19/05/2017 08:48:21 R.óòHSPFC  

Vou falar uma coisa, vendo as imagens da ultima eleição no SPFC fiquei assustado com a quantidade de "senhores" idosos na direção de um clube como o SPFC.

Veja bem, nao quero ser preconceituoso mas falta a direção do SPFC juventude.

A vdd é que um cara com 80 anos não tem a mesma visão de um cara com 30 ou 40 anos. E isso atrapalha o clube na hora de colocar inovações.

Um exemplo claro disso é a terceira camisa. Voces sabem que no SPFC é quase impossivel ter uma terceira camisa, sendo que no mundo todo os times tem terceiras camisas e na maioria dos clubes é um sucesso, porém no SPFC as coisas são tratadas como se tivessemos em 1980.

Tem que renovar isso ai.

Por favor, não levem meu comentário a mal, principalmente os mais velhos.

19/05/2017 08:47:49 Donicastor Amaral     

Oi torcedores tricolor a gente estamos sofrendo des de quando esse maldito juvenal que ja foi não sei pra aonde que nosso tricolor esta nessa situação tem que mudar o porque este mesmo ai saiu juvenal entrou sai aidar entra leco sera são farinhas do mesmo sacos São Paulo ta se acabando viramos motivo gosação p adiversario tinha q mudar

19/05/2017 08:33:22 Leandro Vaz     

bora apoiar, vamos bater recordes de publico no bradileirao tbm

19/05/2017 08:32:36 Wilson luiz Moraes novaes      

o SÃO PAULO está tão ultrapassado que vive de EX até o estagiário a treinador é EX JOGADOR

19/05/2017 08:32:02 Ismael Braga     

cadê as contratações leco só faz falar e não traz ninguém

19/05/2017 08:29:47 Jose Carlos Rodrigues      

CONTRATAÇÃO NADA????????????????????????????????????

19/05/2017 08:28:03 Roberth Richards      

somos 25 milhões de são paulinos espalhados por todo o Brasil juntos somos mais fortes queremos títulos merecemos mais respeito

19/05/2017 08:27:33 Roberth Richards      

juntos somos mais fortes

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.