Réplica, passagens remarcadas e bom futebol: conheça o São Paulo-AP - SPFC.Net

Logotipo

12/1/2018 08:37 - 2403 visitas - Fonte: LANCE!Net

Réplica, passagens remarcadas e bom futebol: conheça o São Paulo-AP

Equipe nasceu no fim dos anos 1980 com o propósito de homenagear o Tricolor paulista; nesta sexta tenta desbancar a Portuguesa no mata-mata da Copinha

Instagram
O zagueiro Bruno Alves presenteia a garotada Divulgação

O São Paulo está fazendo sucesso na Copa São Paulo de Futebol Júnior e conquistando a simpatia dos torcedores. Não estamos falando necessariamente do Tricolor paulista, tricampeão da Copinha e dono de um dos maiores investimentos do futebol brasileiro nas categorias de base. O clube que está atraindo adeptos na competição é o São Paulo do Amapá, que logo em sua primeira participação no torneio já conseguiu escrever história.



O time do escudo (quase) idêntico ao do Tricolor paulista é o primeiro do estado do Amapá a avançar à segunda fase da Copinha após duas vitórias e uma derrota na fase de grupos da competição. Nesta sexta (12), às 16h, a equipe mede forças com a Portuguesa, no Canindé, tentando escrever mais uma página da história e avançar no maior torneio de base do país.

Mas quem é esse São Paulo do Amapá?
?
Fundado em 1988 por um grupo de amigos são-paulinos, o xará nordestino é a cópia da equipe do Morumbi. Profissionalmente, o clube disputa apenas o Campeonato Amapaense e faz sua primeira participação em um torneio nacional justamente na Copinha. Por ironia do destino, a equipe caiu no Grupo 31 da competição, justamente com sede no Estádio Nicolau Alayon, a pouco menos de 100 metros do CT da Barra Funda.

Depois de duas vitórias seguidas nas rodadas iniciais, os jogadores e comissão técnica foram convidados a conhecer as instalações do São Paulo. Acostumada a jogar em campo de terra batida, a garotada do Tricolor amapaense ficou impressionada com a dimensão da estrutura de um clube profissional. Não faltaram fotos, tietagem e muita festa por parte dos visitantes.

- Fomos muito bem recebidos e fizemos uma festa lá no CT da Barra Funda. Tiramos fotos com os jogadores e eles nos presentearam com chuteiras, coletes e materiais de jogo. Os garotos quiseram tirar fotos com todos, principalmente com o Diego Souza e com o Rodrigo Caio. Foi uma alegria imensa para nós, relata Adenos de Lima, o presidente do clube e responsável pelos garotos ao longo da estadia na capital paulista.

Além do bom futebol demonstrado na Copinha, o que chama a atenção no São Paulo nordestino é a semelhança visual com seu xará. O brasão da equipe é praticamente o mesmo de seu homônimo famoso. Apenas as letras ‘A’ e ‘P’ colocadas dentro do escudo o distinguem do Tricolor paulista. O uniforme é praticamente a réplica perfeita, como explica o dirigente ao LANCE!
?
- Fazemos tudo exatamente igual ao São Paulo. O escudo só é diferente porque tem um ‘A’ e um ‘P’ dentro. O pessoal até fala que um dia o São Paulo vai entrar na Justiça contra a gente, mas eu creio que não porque é uma homenagem. Sempre que o São Paulo lança um uniforme novo, eu compro e mando fazer um igual para o clube, relata o orgulho e, claro, são-paulino Adenos.

Dificuldades para voltar para casa
?
Primeiro clube do estado do Amapá a conseguir avançar de fase na Copinha, o São Paulo nordestino contou com a parceria do governo para comprar as passagens de avião necessárias para viajar os mais de 3 mil quilômetros que separam Macapá da capital paulista. O problema, porém, é que o próprio clube não imaginava ir tão longe e agendou o retorno para a última quinta (11).

Como o time tem o confronto com a Lusa, a situação ainda não foi resolvida. Afinal, a garotada entra em campo para, mais uma vez, fazer história e honrar a camisa vitoriosa que veste – mesmo que seja uma réplica.

- Sabemos da qualidade do nosso adversário, mas acreditamos no nosso potencial e cremos ser possível eliminar a Portuguesa, que é uma grande equipe e tem todo o nosso respeito, pontua o presidente.

A companhia aérea responsável pelos voos, no entanto, cobra R$ 1 mil por cada passagem, o que totaliza R$ 25 mil ao modesto clube do Amapá. Humilde, a equipe não tem condições financeiras de custear o retorno atrasado para casa. A solução, agora, é pedir uma ajuda ao governador do estado do Amapá.

- O governo nos ajudou a vir e agora vai nos ajudar a voltar. Tem um rapaz que está vendo isso para nós e vai resolver a situação. O São Paulo (AP) é assim mesmo: na raça e na vontade, brinca Adenos que não se preocupa com os problemas das passagens e foca em conquistar a inédita classificação para a terceira fase da Copinha.

Sonho de parceria

Depois de conhecer o CT da Barra Funda e acompanhar o treino da equipe profissional, o São Paulo do Amapá agora pretende uma aproximação com o Tricolor paulista, mesmo que seja a realização de algum amistoso ou a ida de alguns jogadores para o CT de Cotia para fazer testes.

- Viemos aqui com a esperança de mostrarmos nosso trabalho e ajudarmos a mudar a vida desses meninos. Esperamos que eles conheçam novos lugares e possam jogar em times grandes. Se aparecer alguma proposta, estamos abertos para uma conversa, concluiu o cartola, demonstrando o trabalho social feito no clube e a importância da Copinha para os times de menor expressão.






Comentários (9)

12/01/2018 15:28:34 Elivan Oliveira Almeida     

Eu sou tá aqui do Amapá Estou muito orgulho dois times do meu coração vai lá garotos e nós tricolores...

12/01/2018 11:50:08 Fabio Souza      

Por isso eu amo o São Paulo, pela história e pela humildade.
moro no Amapá e to muito orgulhoso.
vamo São paulo AP, Que Deus abençoe

12/01/2018 11:04:19 milturion  

Estória emocionante. Nosso clube deve ajudar estes meninos a voltar para terra deles quando encerrarem a Copinha para não dependerem do Estado. Parabéns pela iniciativa de darem material de treino para eles, pela recepção e concordo com o dirigente deles. Além de uma futura parceria ser benéfica para os dois clubes, vai dar um belo sonho aos atletas da base de nosso Xará Amapaense que realmente terão uma oportunidade maior de darem certo na carreira fazendo testes anuais em um centro maior.

12/01/2018 09:25:07 Jocelio Oliveira Dos Santos     

muito boa a matéria, simplicidade e humildade desses amigos são paulinos fudarem o são Paulo (AP)como seria bom cada um dos nosso jogadores ajudarem a pagar a passagem de volta.

12/01/2018 09:22:07 Pericles Nascimento     

Parabéns ao São Paulo AP. O xará mostra os atalhos que o futebol proporciona e s grandeza do São Paulo Matriz. É só por no papel, seremos franqueadores.

12/01/2018 09:17:15 Cadson Silva     

Muito Boa reportagem mas infelizmente o clube não é nordestino é nortista!...

12/01/2018 09:05:56 Ronildo Fonseca     

parabéns a oportunidade que eles tiveram é única e quem sabe nossos dirigentes observem e peguem algum desses garotos para nosso tricolor paulista..

12/01/2018 08:49:35 Marcelo Pereira      

Reportagem legal. Pena escreverem que o Amapá fica no Nordeste.

12/01/2018 08:44:11 Paulo Adriano De Siqueira Batista Batista     

parabéns meu Amapá

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.