Os erros do passado e o futuro de esperança do São Paulo vice-campeão
publicidade

Os erros do passado e o futuro de esperança do São Paulo vice-campeão

0 0 0
O São Paulo não conseguiu sair da fila. São seis anos e quatro meses sem nenhuma conquista - e serão 15 sem nenhuma taça do Campeonato Paulista. O insucesso na final de ontem contra o Corinthians pode ser explicado pelo planejamento atropelado e tardio da diretoria. Já a volta a uma decisão depois de tanto tempo passa pelo brilho de uma base extremamente vencedora.



Foram o talento e a ousadia de Luan, Liziero, Igor Gomes e Antony que conduziram o Tricolor de volta a uma final depois de sete temporadas. Os garotos reciclaram o espírito de um clube sempre arrastado, pesado e castigado. Eles mostraram à torcida que o futebol pode ser mais leve, mais bem jogado e mais apaixonante - de dentro para fora de campo.



LEIA TAMBÉM: Cuca: “Os jogadores queriam ganhar o título para o torcedor”


Mas esse quarteto só teve espaço para ascender porque a diretoria, mais uma vez, derrapou. O diretor-executivo de futebol Raí optou pela saída de Diego Aguirre no fim do Campeonato Brasileiro, o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva chancelou a efetivação de André Jardine, mas o time montado para esta temporada não passava nem perto das ideias do antigo técnico da base.

Jardine sucumbiu abraçado aos jogadores mais velhos e pouco móveis, sem nem ter a chance de usar seus pupilos de Cotia. Vagner Mancini, que se expôs ao aceitar ser interino, teve a coragem necessária para lançar de vez meninos de histórico tão positivo. Mas, quando Cuca chegou, o que se viu foi novamente um elenco com lacunas vitais e preponderantes para que mais um título tenha escapado.

Quarteto "made in Cotia" resgata paixão do elenco

Ter em campo jogadores que entendem o que é o São Paulo, que se sentem parte do clube, é algo essencial e que há tempos passava longe do Morumbi. Luan, Liziero, Igor Gomes e Antony conseguiram resgatar esse espírito. Jogaram com prazer, com paixão. Vibraram feito torcedores nas glórias do mata-mata. Choraram feito torcedores com o vice-campeonato.

Eles foram responsáveis por uma mudança geral de cenário no Tricolor. Saiu o comodismo, o amor passageiro que se esgota na primeira dificuldade, como foi visto com Diego Souza, Lucas Pratto e outros tantos jogadores com prazo de validade no clube do Morumbi. E entrou o desejo de ser parte de uma nova história, de reconstrução. A torcida abraçou os meninos e promete lealdade a eles.




Medalhões voltam a ser foco das críticas

Se o clima é de parceria entre torcedores e os jogadores mais novos, alguns dos mais experientes voltaram a estar no foco das reclamações da torcida. Jucilei, Everton e Reinaldo foram os mas criticados pela derrota para o Corinthians na tarde de ontem. As broncas passam pelo rendimento físico, pelo comportamento e pela tímida resposta técnica. Depois queda na Copa Libertadores da América, as reações foram semelhantes e atingiram nomes como Bruno Peres, Diego Souza e Nenê, além do próprio Jucilei. A tendência é que a reformulação no elenco siga para o restante da temporada.



Com só três jogos no comando, Cuca também enfrenta revolta

As críticas da torcida também tiveram o técnico Cuca como alvo. Embora a decisão de ontem tenha sido apenas a terceira partida do treinador à frente do São Paulo, os mais desesperados o apontaram como vilão pelas substituições feitas. Cuca sabe que as trocas não foram as melhores. Lembrou, inclusive, que atropelaram até suas convicções. Mas fez questão de apontar para os buracos no elenco, refletidos pela falta de opções no banco, e para os seguidos problemas físicos.

Não adianta por culpa nas trocas, as opções não eram muitas. Eles usaram três centroavantes até que um fez gol. Nós não tínhamos nenhum

Cuca, sobre as ausências de Liziero e Pablo



Diretoria contratou bem. "Só" perdeu tempo

Essa declaração de Cuca sobre os desfalques e o banco com poucas opções reflete o que foi o planejamento do São Paulo para 2019. Além da falta de convicção no processo Aguirre-Jardine-Mancini-Cuca, a diretoria deixou buracos evidentes no elenco. Liziero não tinha nenhum concorrente ao posto de volante criativo, de construção de jogadas. E o que foi feito?





Willian Arão foi procurado, mas o negócio não avançou e o jogador ficou no Flamengo. Idem com Júnior Urso, campeão pelo Corinthians. A única contratação para o setor em janeiro foi Willian Farias, que, apesar de barato, não preencheu nenhuma das necessidades são-paulinas. Com Liziero sofrendo com lesões seguidas, Cuca chegou à final sem nenhuma opção para armar o time de trás. Também não tinha centroavantes, já que Pablo se lesionou, Carneiro também e a diretoria abriu mão de Diego Souza (esse com o aval do técnico), Tréllez e do garoto Gabriel Novaes.

Essas duas lacunas foram preenchidas de alguma forma com Tchê Tchê e Alexandre Pato - além de Vitor Bueno. Contratações de impacto, que realmente podem fazer a diferença ao longo da temporada, mas que foram tardias. No Paulistão, a grande chance tricolor de voltar a erguer uma taça, não havia fôlego para o elenco se sustentar.



São Paulo, Erros, Passado, Futuro, Esperança, Vice-campeão, SPFC

LEIA TAMBÉM: São Paulo se posiciona, monta dossiê e entrega à CBF sobre lances questionáveis e falta de critétio
VEJA: Arboleda pode se despedir do São Paulo contra o Corinthians

LEIA TAMBÉM: São Paulo fecha com Marquinhos Calazans e cede Brenner ao Fluminense

LEIA TAMBÉM: Mercado da bola: Quem chega e quem sai? Veja a atualização do mercado tricolor


LAYLA REIS - VAR SÓ FUNCIONA CONTRA O SÃO PAULO?







Avalie esta notícia: 13 1

Comentários (14)

23/04/2019 04:55:44 Sergio F Leite

Sair feliz co vice do paulista e ser pequeno demais.vice e o primeiro dos ultimos s.paulo tem que pensar grande

22/04/2019 14:55:55 Leonardo Almeida Costa

Cuca vtnc... seu retranqueiro...

22/04/2019 12:51:45 TrikolokoO

Tem q poupar nem os mlk........blz jogou, tentou os mlk é bom de bola ok, mas deram uma tremida, agora ficar babando eles nem fudendo, quando chegar a primeira proposta eles mesmo vão qrer ir e essa diretoria não aguenta segurar, agora fica nessa putaria de q vai melhorar e que poupa os mlk é meu ovo........na primeira proposta (até o final do ano eles sai fora) vem agradece e volta com 40 anos.

22/04/2019 10:54:06 Rogerio Chagas

O time em si não ruim tirando alguns jogadores que não tem condições de vestir uma camisa de um time grandioso como o São Paulo. Porém ainda precisa contratar dois laterais um direito e outro esquerdo, um volante pq já está comprovado que jucilei e William farias não se pode contar , um meia armador e mais um centroavante ai sim o time entra ainda forte pro brasileirão.

22/04/2019 10:40:50 Renato Nato

Primeiro ta aqui os meus parabéns para os garotos, porque se não fosse por eles agente não estaria na final, agora vamos lá , primeiro o cuca tem que saber que o jucilei não tem condições de jogar nesse time porque além de ser lento não mostra mais futebol igual antigamente, não entendi porque o cuca escalou ele se ele mesmo pediu para contratar jogadores de velocidade, segundo lateral e lateral, atacante e atacante e centroavante e centroavante então cuca não inventando moda não meu filho porque vc vai se dá mau.

22/04/2019 10:34:53 Silas Da Silva Junior

Vamos analizar o spfc foi o mais ganhaou neste campeonata revelamos o antony luan igor gomes vamos ganhar titulos esse ano ainda podem acreditar se tivesse os reforcos e os machucados tinhamos ganhado faciu

22/04/2019 10:26:06 Fabiano Ribeiro

Aqui pra nos o tiago volp cata muito mais pra sai na bola ta orrivel na boa

22/04/2019 10:09:15 Edula

O SÃO PAULO MUDOU NOS ÚLTIMOS QUATRO JOGOS PARA MELHOR. COMO DIZ A REPORTAGEM, GRAÇAS PRINCIPALMENTE À ENTRADA DOS QUATRO MENINOS: ANTONY, IGOR GOMES, LUAN E LIZIERO. HERNANES CHEGOU A TRAZER ALGUMA CONTRIBUIÇÃO POSITIVA EM UM OU DOIS MEIO TEMPOS (NÃO NA SEGUNDA PARTIDA CONTRA O CORINTHIANS). ONTEM O TIME JOGOU TRAVADO E NOVAMENTE O MEIO DE CAMPO E A LATERAL ESQUERDA ((REINALDO) NÃO FUNCIONARAM E O SEGUNDO GOL DO CONRINTHINAS FOI UMA ENORME FALHA DE HUDSON E ARBOLEDA, ALÉM DE FALHA DE MARCAÇÃO SOBRE SONOZA, QUE CRUZOU LIVRE E COMO QUIS PARA LOVE FAZER O GOL. ALÉM DISSO O SÃO PAULO TEM ALGUNS JOGADORES QUE ATÉ SÃO BONS ATLETAS, MAS SÃO INCRIVELMENTE FALHOS QUANTO À SUA PERCEPÇÃO DO JOGO, SEM NENHUMA CAPACIDADE DE ANTECIPAÇÃO DE JOGADAS, PRINCIPALMENTE NA DEFESA. A FALTA DE PABLO E MESMO DE CARNEIRO FOI GRANDE. EVERTON ESTÁ EM PÉSSIMA FORMA E HERNANES, COLOCADO COMO CENTRO AVANTE FOI TOTALMENTE ANULADO.

22/04/2019 10:07:30 Daniel Fehr

Cuca foi o grande culpado de ontem. Inventou 2 centroavantes que nunca jogam na posição. Falrou a coragem do Mancini para colocar o Brenner.

22/04/2019 10:06:26 Emerson Esteves

Minha opinião o Reinaldo com aquela atitude de ficar xingando e querendo brigar com todos serve apenas para inflar jogadores e torcida adversária deixando a situação muito mais difícil deveria se preocupar em jogar bola que o que há tempos Aliás não faz nem nunca fez no São Paulo

22/04/2019 10:05:15 Ricardo Augusto

Ontem faltou um centroavante fixo nao era pra ter liberado diego sousa agora esperva ate o termino do paulista

22/04/2019 10:04:02 Ricardo Augusto

O sao paulo so sabe iludir nos torcedores quando achamos que vai ele volta e pipoca na hora de pedir pra lota o estadio nos lota e eles fazem oq nada empata

22/04/2019 10:01:23 Joseff Souza

Não ganhamos ontem ,pq ainda não temos um tecnico

22/04/2019 09:56:10 Marcio Borges da silva

Pipoqueiros...

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.