Confira a trajetória de Sampaoli como treinador
publicidade

Confira a trajetória de Sampaoli como treinador

0 0 0
Jorge Luis Sampaoli Moya (Casilda, 13 de março de 1960) é um técnico e ex-futebolista argentino que atuava como lateral-direito. Atualmente comanda o time do Santos.



Iniciou a sua carreira como jogador e, após uma grave lesão, decidiu ser técnico. Começou treinando o Coronel Bolognesi, do Peru, em 2004, e continuou com breves mas bem-sucedidos trabalhos no O'Higgins, do Chile, e no Emelec, do Equador.

Foi muito elogiado na Universidad de Chile, conquistando três títulos do Campeonato Chileno e a Copa Sul-Americana. Este sucesso o levou a treinar a Seleção Chilena em 2012, substituindo Claudio Borghi. Depois de derrotar a Argentina na final da Copa América 2015, levou a Seleção ao seu primeiro título. É bastante conhecido por seu estilo de jogo ofensivo semelhante ao de Marcelo Bielsa, de acordo com a imprensa e os fãs.

Em 28 de junho de 2016, Sampaoli assinou um contrato de dois anos com o Sevilla.

Depois de passar apenas um ano na Espanha e ter levado o Sevilla ao quarto lugar no Campeonato Espanhol, garantindo assim uma vaga na Liga dos Campeões, Sampaoli deixou o clube para treinar a Seleção Argentina.

Confira o retrospecto do Treinador:

No banco de reservas, Sampaoli iniciou sua trajetória dirigindo as categorias de base do Alumni de Casilda no ano de 1992. Em 1994, o argentino fez sua estreia no time principal do Alazán. Sua carreira como treinador não foi fácil, mas sempre mostrou compromisso com seus objetivos, como em 1996, quando dirigia o Club Atlético Belgrano de Arequito, da Liga Casildense, da qual foi campeão desse mesmo ano. Foi quando ele foi proibido de entrar na partida, então ele subiu numa árvore para continuar o jogo e gritou as instruções. Uma foto da cena saiu no jornal La Capital de Rosario, e chamou a atenção de Eduardo José López, então presidente do Newell's Old Boys, que ofereceu o cargo de treinador no Argentino (administrado pela entidade rosarina).

Após outras experiências na Liga Casildense, resultando no bicampeonato quando dirigia o Aprendices Casildenses, nos anos de 1999 e 2000, Sampaoli retornou ao Argentino, na Primera B Metropolitana, comandando o Salaíto no ano de 2000. Logo, em 2002, foi para o Juan Aurich do Peru, seu primeiro clube como treinador de primeira divisão. Sampaoli dirigiu o time só em 8 partidas e ganhou apenas 1, então ele saiu em meados de maio do mesmo ano.

Em meados do mesmo ano foi contratado pelo Sport Boys, onde permaneceu até o Campeonato Descentralizado de 2003 que não terminou por greve dos jogadores no Peru, no ano seguinte acertou com o Coronel Bolognesi. Deixou o clube em 2005 e retornou em junho de 2006 para a disputa do Torneio Clausura e a Copa Sul-Americana de 2006.

Em 2007, dirigiu o Sporting Cristal.

No final de 2007 acertou com o O'Higgins para o lugar de Jorge Garcés. Em sua primeira temporada ficou em terceiro lugar na tabela geral do Torneio Apertura de 2008, onde mais tarde foi eliminado nos playoffs pela Universidad de Chile. Em agosto de 2009 deixou o O'Higgins por causa dos maus resultados.

Mais tarde, em 2010, Sampaoli foi contratado pelo Emelec do Equador, com o qual participou da Copa Libertadores da América de 2010, passando pela Primeira fase e ficando na fase de grupos. Com este mesmo clube, ficou em primeiro lugar geral do Campeonato Equatoriano alcançando o objetivo que era se classificar para a Copa Sul-Americana de 2010 e a Copa Libertadores da América de 2011.

Em junho de 2010, o Emelec foi eleito pela IFFHS a melhor equipe do mundo no mês. Nesse mesmo ano foi vice-campeão do Campeonato Equatoriano.

Universidad de Chile
Em 15 de dezembro de 2010, foi anunciado como treinador da Universidad de Chile.

Em 12 de junho de 2011, conseguiu seu primeiro título profissional como treinador da Universidad de Chile, com uma vitória de 4 a 1 sobre a Universidad Católica e conquistando o Apertura de 2011.

Em 14 de dezembro de 2011, a Universidad de Chile foi pela primeira vez campeã de uma competição internacional, a Copa Sul-Americana de 2011.

Em 29 de dezembro de 2011, foi campeão do Clausura de 2011 ganhando por 3 a 0 do Cobreloa e se tornou bicampeão do Campeonato Chileno.

Em 2012, chegou na semifinal da Copa Libertadores da América perdendo para o Boca Juniors por 2 a 0 na La Bombonera e empatando por 0 a 0 no Estádio Nacional de Chile.

Após a Copa Libertadores da América, Sampaoli despertou o interesse de grandes clubes do Brasil, como Cruzeiro e Flamengo.

Se tornou tricampeão do Campeonato Chileno ao conquistar o Apertura de 2012, batendo nos pênaltis o seu ex-clube, O'Higgins.

Após a conquista do Apertura de 2012, Sampaoli se reuniu com o presidente da Universidad de Chile José Yuraszeck e acertou sua permanência na equipe, iniciando, inclusive, o planejamento para o Clausura de 2012.

Seleção Chilena
Em 3 de dezembro de 2012, Sampaoli deixou o Universidad de Chile para assumir a Seleção Chilena. Quando o treinador chegou à seleção, o Chile estava ameaçado de não se classificar para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Com Sampaoli, o Chile conseguiu melhorar nas Eliminatórias e se classificou para o Mundial. Na Copa, o Chile estreou vencendo a Austrália por 3 a 1. Depois, derrotou a Espanha, que era a atual campeã mundial, por 2 a 0. Já classificado, o time perdeu o último jogo da primeira fase para os Países Baixos, por 2 a 0. Nas Oitavas-de-Final, o Chile enfrentou o Brasil, dono da casa. Numa partida dramática, o Chile esteve bem perto de eliminar o Brasil. O jogo estava empatado em 1 a 1 e, no último lance, o Chile teve uma chance de gol, mas a bola bateu na trave. Nos pênaltis, os brasileiros venceram. Mas a participação do Chile no torneio foi considerada positiva.

Com a boa participação do Chile no Mundial, Sampaoli seguiu na seleção. No ano seguinte, conquistou com o Chile a Copa América de 2015, o primeiro grande título da seleção chilena. Jogando em casa, o Chile derrotou na final a Argentina, de Lionel Messi, nos pênaltis.

Em dezembro de 2015, o Presidente interino da Federação Chilena de Futebol revelou que Sampaoli recebia um salário de 200 milhões de pesos, o que revoltou os principais clubes do país, que não concordaram com esse valor. Sampaoli ficou muito decepcionado por ter tido seu salário divulgado. Além disso, o Presidente da Federação Chilena, Sergio Jadue, foi acusado de corrupção. Como ele e Sampaoli mantinham boa relação, isso desgastou a imagem do treinador no Chile. A nova direção da Federação Chilena também questionou valores que foram pagos a Sampaoli. Devido a todos esses fatores, a situação de Sampaoli no Chile se complicou e, em 19 de janeiro de 2016, o treinador deixou a seleção.

Jorge Sampaoli comandou o Chile por 44 jogos, com 27 vitórias, 9 empates e 8 derrotas; 89 gols marcados e 44 sofridos.

Sevilla
Em junho de 2016, Jorge Sampaoli assinou contrato de dois anos com o Sevilla, da Espanha. No clube espanhol, o treinador começou muito bem, ajudando a equipe a se classificar para a Liga dos Campeões da UEFA de 2016–17 e a brigar pelo título do Campeonato Espanhol. Em 2017, começaram a surgir boatos de que o técnico iria deixar o Sevilla para assumir a seleção da Argentina. Em 19 de maio de 2017, numa entrevista coletiva que precedeu o confronto com o Osasuña, pelo Campeonato Espanhol, o comandante confirmou sua saída para a Seleção Argentina. Esse mesmo jogo contra o Osasuña acabou sendo a última partida de Sampaoli como técnico do Sevilla. Quando Sampaoli deixou o clube, o Sevilla ocupava a quarta posição do Campeonato Espanhol.

Seleção Argentina
No dia 1 de junho de 2017, Sampaoli foi apresentado como técnico da Argentina. O treinador fechou contrato até 2022.

Quando o técnico assumiu, era grande a expectativa de sua passagem pela seleção argentina. A estreia de Sampaoli pela Argentina aconteceu em 9 de junho de 2017, em amistoso contra o Brasil na Austrália. A Argentina venceu por 1 a 0, provocando a primeira derrota do Brasil com o técnico Tite.

Mas, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, a Argentina não exibiu bom futebol, obteve seguidos resultados negativos e esteve ameaçada de não ir ao Mundial. O time só se classificou na última rodada, com uma vitória por 3 a 1 sobre o Equador fora de casa. Sampaoli passou a ser extremamente contestado na Argentina.

Na Copa do Mundo de 2018, disputada na Rússia, a Argentina continuou mal. O time só empatou em 1 a 1 na estreia contra a Islândia. Depois, foi atropelado pela Croácia, perdendo por 3 a 0. No último jogo, o time venceu com dificuldade a Nigéria por 2 a 1, conseguindo a classificação para a próxima fase. Nas Oitavas-de-Final, a Argentina ainda fez uma grande partida contra a França, mas perdeu por 4 a 3, sendo eliminada. Durante a Copa, além do futebol ruim e irregular da Argentina, Sampaoli perdeu o comando do grupo e a imprensa divulgou que os próprios jogadores passaram a escalar a equipe. Sampaoli foi muito criticado na Argentina por não definir um esquema tático, sempre mudar o time titular e por escalar jogadores fora de suas posições. Apesar de tudo, após a eliminação na Copa, o treinador descartou pedir demissão e a Associação de Futebol Argentina considerou muito cara a multa rescisória, prevista em contrato, para demitir o treinador. Isso levantou a possibilidade de Sampaoli continuar na Seleção.

No dia 15 de julho de 2018, a Associação de Futebol Argentina confirmou a rescisão de contrato com Sampaoli. O treinador comandou a Argentina por 15 jogos, com 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas.

Santos
Foi anunciado como novo técnico do Santos no dia 17 de dezembro de 2018, assinando contrato por duas temporadas.



São Paulo, Sampaoli, Trajetória, Tricolor
VEJA: São Paulo inicia negociações com jogador do Fluminense

LEIA TAMBÉM: Red Bull Bragantino quer mais uma revelação do São Paulo além de Walce


MERCADO DA BOLA: JUCILEI E HUDSON DE SAÍDA, IGOR VINICIUS E TIAGO VOLPI EM NEGOCIAÇÃO, ALLAN DO LIVERPOOL, WALCE E HELINHO SONDADOS - LAYLA REIS

Avalie esta notícia: 21 3

Comentários (34)

12/11/2019 14:01:18 Anderson Silva

Com certeza ele viria pro tricolor, tem contrato até dezembro desse ano e estar em conflito com o presidente do Santos. Que prometeu contratar e n cumpriu. Seria uma ótima pro tricolor. ????????????????????

12/11/2019 12:51:25 Ney Garrido Teixeira

Que o Sao Paulo tem a ver com isso.......

12/11/2019 11:04:12 Ricardo Andrade

O santos vai liberar ele? Duvido. Isso é so ilusao para os torcedores

12/11/2019 09:57:27 Gabriel. F

Mudança na Diretoria e na Presidência, esse Leco só trás energias ruins.

12/11/2019 09:48:48 Jean Luis

Vou acabar perdendo a vontade de assistir os jogos do são Paulo do que tao jogando

12/11/2019 09:34:55 Nido core

O velho Leco caducou de vez ou está pensando que a torcida do SP é ingenua a ponto de acreditar em sua "boa vontade". Acha que Saopaoli vai deixar o Santos xlassificado para a Libertadores para vir comandar um bando de preguiçosos mafiosos que fizeram conchavo para queimar técnicos, que fazem o que querem e ditam as regras? Além disso, o que ele viria fazer, treinar uma merda de time corre o risco de nem classificar para a Libertadores vai? SÓ se ele estivesse louco, e isso garanto que ele não está...

12/11/2019 09:25:39 Nido core

O velho Leco caducou de vez, pensar que Sampaoli vai deixar o Santos classificado para a Libertadores

12/11/2019 08:56:39 Sergio Taipe

Coitado do Sampaoli, corre o risco de ele se queimar também. No São Paulo a culpa é sempre do treinador. É só a torcida protestar que o Leco vai trocar ele por outro.

12/11/2019 08:13:40 Thaissa e Flávio Marin

Chega de mudar de técnico...

12/11/2019 08:01:19 De Oliveira

Diniz já preparou o terreno, agora tem que chegar um profissional.

12/11/2019 07:49:03 bruno de freitas

Sinceramente? Nao vai resolver os problemas do sao paulo,o sao paulo e maquina de queimar tecnico,depois que o leco sair ai e outra historia...

12/11/2019 06:34:57 why lovely

Saudade do Velho Juvenal Juvêncio

12/11/2019 06:32:04 Ribeiro Ribeiro

O fato é de novo tiram o foco da diretoria departamento médico não er só técnico acho que Dinis e um lixo ele ja provou isso nos outros times mas ta tudo errado vão tirar o foco deles de novo foda

12/11/2019 05:58:01 anderson lobato melo

É por isso que nao anda as coisas!! Estao falando de sampaoli. O cara esta trabalhando no rival.. Que inclusive é o nosso proximo jogo.. ( que o cara é bom isso ninguem tem duvida) !! Agora ninguem vê que o nosso problema nao é treinador!! E se se acaso o besta do sampaoli aceita vir treinar esses jogadores sem vontade.. Vai passar só raiva e depois os mesmo queimarem o cara! E sem contar que seria mais uma jogada do leco! Para que esqueçam as inumeras cagadas de fez todo esse tempo!! Gente acordem! Enquanto nao mudar a gestao! A bosta continuara a mesma!!

O fato é que Diniz não tem condição de ser técnico do São Paulo, o Sampaoli seria ótima opção

11/11/2019 23:34:24 Diogo Ferreira

Que pergunta de acefalo, nao contrataria o Dunga

11/11/2019 23:20:12 Lucas Medeiros

Deixem de ser bobos e não se deixem enganarem, essa notícia é pra desviar o foco da péssima fase do time, Daniel Alves contratado a peso de ouro 1 milhão e meio por mês e não ta jogando nada

11/11/2019 23:08:19 Elielton Delmiro

Se leco fizer isso, vai ser a primeira vez que acerta, tomara que seja verdade

11/11/2019 22:57:32 Robson Rc

Precisa mudar comando se bao diniz vai virar Jardine como foi no começo do ano !

11/11/2019 22:54:59 josemar souza

5 técnicos em um ano como que monta um time, ninguém tem paciência ta tudo bagunçado

11/11/2019 22:41:59 Petobonit zica

Leco e foda ele sabe fazer o torcedo de trouxa mesmo e ainda alguns cai na dele kkkkkkkkkkk todo ano ea mésma coisa sempre arruma alguma coisa pra iludir uns torcedo burro que acredita nas merda de lixo vaza do meu spfc leco leva suas merda com você

11/11/2019 22:40:59 Walace Rebouças

Ja vai começar a besteira no final agente ja sabe

11/11/2019 22:37:53 Sergio Gandini

É só matéria expondo seu curriculum,seria benéfico para o tricolor tê-lo como técnico, mas nossa realidade é o tic tac do Diniz com o tche tchê de armador

Pode ser Sampaoli ou Luxemburgo

11/11/2019 21:55:34 Wellington Pires

Sampaoli técnico muito bom um dos pouco q busca a vitória de qualquer custo e não tem medo de deixar medalhão no banco se não tiver jogando bem .

11/11/2019 21:52:04 Wellington Pires

Torço para vir mas se-naum vir poderia dar o chapéu nas gaivotas é trazer o Tiago nunes

11/11/2019 21:49:02 Rodolfo Tti Sousa

E o Kiko.?

11/11/2019 21:47:12 Roberto Limma

Se Contratar Tem Que Ser Esse Ano Ainda Apos O Jogo Contra O Santos

Na minha opinião clube grande não pode apostar tem que trazer os melhores chega de aposta

11/11/2019 21:05:42 Wilson Luiz Moraes Novaes

Treinador técnico e objetivo, sabe que o que faz o time sair vitorioso são os gols, por isso joga pra frente, com rapidez eobjetividade , não é que nem o DINIZ que prioriza posse de bola, esse Sampaoli sim é um treinador, qdo perde geralmente perde de muito, pq pode estar perdendo de 3 continua acreditando e correndo atrás da Vitória

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • + Comentadas

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Paulistão

    Quarta - 16:00 - Morumbi - Premiere
    São Paulo
    São Paulo
    Água Santa
    Água Santa

    Último jogo - Brasileirão

    Domingo - 16:00 - Rei Pelé
    imagens/times/CSA_120x120.png
    CSA
    1 2
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • Blogs

  • publicidade
  • Untitled Document
    Classificação
    1 Flamengo
    2 Santos
    3 Palmeiras
    4 Grêmio
    5 Atletico Paranaense
    6 São Paulo
    7 Internacional
    8 Corinthians
    9 Fortaleza EC
    10 Goiás
    11 Bahia
    12 Vasco DA Gama
    13 Atletico-MG
    14 Fluminense
    15 Botafogo
    16 Ceará
    17 Cruzeiro
    18 CSA
    19 Chapecoense-sc
    20 Avai
    P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
    90 38 28 6 4 86 37 49 VVVVD
    74 38 22 8 8 60 33 27 VDVDV
    74 38 21 11 6 61 32 29 DDDVV
    65 38 19 8 11 64 39 25 VDVVD
    64 38 18 10 10 51 32 19 VVEVE
    63 38 17 12 9 39 30 9 EVDVV
    57 38 16 9 13 44 39 5 EDVDV
    56 38 14 14 10 42 34 8 DVDVD
    53 38 15 8 15 50 49 1 EVVEV
    52 38 15 7 16 46 64 -18 VVDDV
    49 38 12 13 13 44 43 1 DEVED
    49 38 12 13 13 39 45 -6 EDVEE
    48 38 13 9 16 45 49 -4 DEVVD
    46 38 12 10 16 38 46 -8 VVEEV
    43 38 13 4 21 31 45 -14 VVDDE
    39 38 10 9 19 36 41 -5 EDEDE
    36 38 7 15 16 27 46 -19 DDDDD
    32 38 8 8 22 24 58 -34 DVDDD
    32 38 7 11 20 31 52 -21 VDDVE
    20 38 3 11 24 18 62 -44 DDEDE
    Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
    vitoria empate derrota